Retrofit em máquinas de Eixo Z com pistão hidráulico

O retrofit de máquinas a pistão hidráulico requer intervenção na mecânica. Leia esse artigo para entender como é simples.

Retrofit de Máquinas Hidráulicas com eixo Z com Pistão

 

As máquinas hidráulicas geralmente tem um corpo mecânico rígido, e suas partes mecânicas estruturais permanecem em bom estado.  Em geral tem uma bandeja adequada, tanque dielétrico em boas condições, assim como o a bomba de dielétrico.  Eventualmente uma boa limpeza nesta e no tanque / substituição dos filtros coloquem-na em condições de retornar ao campo de batalha.

 

Para modernizar essa máquina é necessária uma pequena intervenção mecânica: sai o pistão hidráulico e entra um fuso de esferas recirculantes, um par de polias, correia dentada e um servo motor ou motor de passo.

 

A escolha do fuso é importante, pois pode ser otimizada e economizar um valor bem significativo.  Vamos analisar por partes.  O fuso de esferas não precisa ser ISO 5, não precisa ter castanha dupla e pode ser do tipo laminado, não retificado.

 

O diâmetro do fuso depende do peso do eletrodo/porta eletrodo. Em máquina com um porta eletrodo + eletrodo pesando até 90 Kg é recomendável usar um fuso com  diâmetro de ½ polegada.   Isso diminui muito o custo do fuso.

 

Para casos de peso de porta eletrodo + eletrodo acima de 90kg deve ser usado fuso de 1 polegada.

 

Consulte sua engenharia para analisar se há detalhes extra na configuração do conjunto do Eixo Z.

 

É importante lembrar que o fuso trabalha na vertical assim a gravidade e o peso do porta eletrodo + eletrodo mantém a castanha sempre sem folga, por isso não há necessidade de usar castanha dupla.  

 

Sobre a motorização, vale a pena investir em um pequeno motor servo AC, pois são muito rápidos e confiáveis.   Temos a opção de usar motor de passo, mas se você usa porta eletrodo e eletrodos pesados, acima de 100Kg, opte pelo servo motor pois ao longo do tempo o motor servo vai se pagar graças a maior velocidade de deslocamento.  Podemos auxiliar na análise de custo benefício para definir o motor de acordo com as características específicas da sua demanda de usinagem.

 

 

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