Tecnologia MCE para controle de usinagem por Eletroerosão
Saiba como a nossa tecnologia de controle é mais eficiente.

Conceito do controle adaptativo para o eixo controlado
O controle é aplicado no movimento do eixo Z e nos comandos de Ton, Duty, Corrente de erosão e no movimento de avanço e retração do eletrodo.
A aplicação do controle ocorre em layers de decisão de acordo com o comportamento da variável medida (tensão de gap frontal). O conceito de layers foi desenvolvido pela MCE Automação.
Equação de modelo de controle
Esta equação é usada para identificar o modelo do sistema a ser controlado a partir de dados de entrada e saída do sistema
y(t) = f(x(t), θ(t)) + v(t)
onde y(t) é ação de controle
x(t) é o vetor tensão no gap frontal,
θ(t) é o vetor de layers de controle,
v(t) é o ruído de medição
O conceito de vetor de layers de controle foi desenvolvido pela MCE para otimizar o processo de usinagem por eletroerosão mesmo em condições desfavoráveis de poluição de gap, deficiência de lavagem, descarga em gap poluído e outras. Esses layers ativam ações de correção/recuperação das melhores condições de usinagem.
Esse sistema inteligente é integrado ao módulo de potência que gera as correntes pulsadas que resultam no arranque de material da peça usinada.
A aplicação destas técnicas proporciona ganhos de produtividade e qualidade do trabalho de usinagem.
O módulo de Potência
No projeto eletrônico utilizamos um princípio comum na escola alemã de engenharia: Veniger Teile, que significa menos peças, e menos peças significa menos problemas, simplicidade de manutenção, menor custo, maior facilidade de montagem.
Nas máquinas de eletroerosão o sistema de resfriamento do módulo de potência é fundamental para a sua durabilidade, pois os componentes eletrônicos sofrem um stress térmico com o efeito do calor. Por isso damos uma atenção especial ao sistema de resfriamento. O módulo de potência tem dissipadores de calor bem dimensionados e montados em um duto aerodinâmico que garante fluxo e pressão de ar suficientes para levar o calor para fora do corpo do gabinete metálico. Além disso, a disposição dos módulos de controle eletrônico foi pensada de forma a aproveitar a pressão negativa do fluxo de ar do resfriamento do módulo de potência.
Além do calor, o módulo de potência sofre de stress elétrico pelo chaveamento ultra rápido para gerar os pulsos de usinagem conhecidos como Ton e Toff.
Para reduzir o stress elétrico e preservar os componentes eletrônicos do módulo de potência, projetamos uma série de circuitos supressores de ruído elétrico que estendem a vida útil dos componentes eletrônicos.